quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Google - A imensidão da Web



Conheça aqui um pouco da historia da empressa Google

que hoje é principal referencia em busca na web.

Google Inc. (NASDAQ: GOOG) é uma multinacional estadunidense de computação em nuvem pública, buscador na Internet e uma corporação de tecnologias de publicidade. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na Internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo seu programa AdWords. A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin, muitas vezes apelidados de "Google Guys", enquanto os dois estavam frequentando a Universidade de Stanford como Ph.D.s. Foi fundada como uma empresa privada em 4 de setembro de 1998 e sua oferta pública inicial foi realizada em 19 de agosto de 2004. A missão declarada da empresa desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil" e o slogan oficial da empresa - inventado pelo engenheiro do Google Paul Buchheit - é "Não seja maligno" (em inglês: "Don't be evil"). Em 2006, a empresa mudou-se para sua atual sede, em Mountain View, Califórnia.

O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de um bilhão solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias. O rápido crescimento do Google desde sua incorporação culminou em uma cadeia de outros produtos, aquisições e parcerias que vão além do núcleo inicial como motor de buscas. A empresa oferece softwares de produtividade online, como o software de e-mail Gmail, e ferramentas de redes sociais, incluindo o Orkut e, mais recentemente, o Google Buzz. Os produtos do Google se estendem à área de trabalho, com aplicativos como o navegador Google Chrome, o programa de organização de edição de fotografias Picasa e o aplicativo de mensagens instantâneas Google Talk. Notavelmente, o Google também lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones Android, usado em celulares como o Nexus One e o Motorola Droid. O Alexa classifica o Google como o website mais visitado do mundo.[ O Google também foi classificado pela revista Fortune como o quarto melhor lugar do mundo para se trabalhar e como a marca mais poderosa no mundo pela BrandZ. A posição dominante no mercado dos serviços do Google levou a críticas da sociedade sobre assuntos como privacidade, direitos autorais e censura.

Localização e curiosidades


  • A sede do Google Brasil está localizada em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Uma dos raros centros de desenvolvimento da empresa espalhados pelo mundo.
  • O sucesso do buscador tornou as ações da empresa uma das mais valorizadas e rentáveis nas bolsas norte-americanas, em alta contínua desde sua disponibilização ao público investidor. No segundo semestre de 2007, as ações ordinárias da Google estavam cotadas a US$ 650 cada.
  • O domínio www.google.com foi registrado um ano antes da fundação da empresa, mais exatamente no dia 15 de setembro de 1997, por uma empresa especializada em registro de marcas, a Mark Monitor Inc..
  • Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como a décima quinta melhor empresa para se trabalhar no Brasil.[21]
  • No dia 21 de maio de 2010, em comemoração aos 30 anos do lançamento do Pac-Man, o Google homenageou o game pioneiro com um doodle. Nesse dia, foi possível jogar uma versão do jogo na página inicial da busca do Google. Nessa versão, podia se ler o nome Google. O jogo agora está disponível em http://www.google.com/pacman/[22].
Origem do nome

O nome Google foi escolhido devido a expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros , para demonstrar assim a imensidão da Web.

A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso. O matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por "googol". Mais tarde, Kasner definiu um número ainda maior: o googolplex.

Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam pensando em dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.

Alguns nomes derivados de googol:

  • Googolplex: é o nome do conjunto de construções de trabalho e moradia do Google, em Mountain View (Googleplex) - Califórnia. Este termo também vem da matemática e é algo como 10^{10^{100}}, que seria 10 elevado a (10 elevado a 100) ou 10 elevado a googol.
  • Googolduplex: como quando alguém se refere a um dos complexos de moradia do Google; Este termo, voltando à matemática, refere-se a 10^{10^{10^{100}}}, ou 10 elevado a (10 elevado a (10 elevado 100)), ou mesmo 10 elevado a googolplex.

Voce tambem pode gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário